O Chôr Beiga... eles coiso...mergulham
A propósito da recente detenção do Chôr Beiga, friso ex-dirigente do meu SLBenfica e cuja detenção nada teve a haver com o seu último cargo (pelo menos para já), aqui fica o recado já conhecido por muitos mas que inporta recordar. De quem xabe...
7 Comments:
Talvez o SLB que tanto estimas seja demasiado o espelho de um Portugal que cada vez faz menos faz sentido neste mundo em que vivemos.
Talvez represente o Portugal pequenino, medíocre, que tanto nos trava no desenvolvimento.
Talvez o FCP seja a mesma porcaria. Moscas não faltam a norte.
Talvez seja o puto do futebol o problema deste país.
Golf. Ao golf é que nos devíamos dedicar. O Xavi é que sabe, anda sempre à nossa frente. :)
Abraço.
Não acredito que o futebol seja o problema do país. Muito pelo contrário acho que o futebol já fez muito por ele. O desporto não é o espelho negativo que falas mas sim as pessoas que dele parasitam.
Já agora não podias ter escolhido ténis de mesa? Foste logo para o golfe, só ao alcance do Ex.Sr.Dr. X e V. Exa.
Abraço aos dois
Ficarias espantado com o barato que fica jogar golfe, ó tu que fazes surftrips a Marrocos e snowtrips a Andorra...
O futebol aliena, disso não tenhamos dúvidas. Tira-te da realidade. O que até nem é mau, desde que seja uma horita por semana, para relaxar. Agora fazer disso a nossa vida, ler desportivos todos os dias, isso é doença. E distrai-te do essencial.
Ora é essa alienação que retira ambição a capacidade às pessoas. É por isso que o país está como está.
Não me recordo de nada de realmente bom que o futebol tenha trazido ao país. Nome? Fama? Eusébio? Tretas, para outros agarrados ao futebol noutros países...
Só um detalhe: não vamos confundir a noção positiva de "fazer desporto" com a mais parasitária de "ver desporto e discutí-lo". O desporto é saúdável quando és tu que o fazes, não quando vês jogos a embocar cervejas. Isso não é desporto. Gostar de desporto é fazê-lo.
Abraço ao Exmo.Sr.Eng. e ao Exmo.Sr.Dr.
Ó Nómada como gosto de um tête à tête contigo.
Se o futebol não existisse não era por isso que o cidadão comum iria discutir mais os problemas do país, haveria sempre alternativas, os principais canais abertos da televisão passam telelixo no horário nobre e isso é que leva à alienação, enquanto programas como prós e contras passam à 00h.
Relativamente ao futebol e a sua benfeitoria, eu penso que o Figo se tornou exemplo do que quero dizer. Ele é um dos mais importantes embaixadores do país. Ainda há uns anos atrás nós éramos uma região de Espanha geograficamente não tínhamos importância, ainda me lembro de ver mapas de estudos de outros países com lapsos onde a península era só Espanha. Se o nome de Portugal foi levado lá para fora foi em grande parte da responsabilidade do futebol (exemplo disto é também o caso da importância dos jogos olímpicos). Não vais responder redutoramente. É obvio que o futebol tem os seus malefícios, nem faz política (às vezes...) mas faz sentir vivo quem é adepto.
Creio que estarás sobrevalorizando a fama do Figo por esse mundo fora. Ele poderá ser conhecido pelo nepalês numa aldeia perdida dos Himalayas e simpatizante da guerrilha maoísta (como conheci um) e pode ser o que te dizem os vendedores marroquinos em Marraquesh, mas é tão valorizador para Portugal como país como o Borat é para o Cazaquistão (sim, já sei que é inglês), a Shakira para a Colômbia ou a Charlize Theron para a África do Sul. Sabemos que são de lá, trazem o nome do país com eles, mas na prática isso não muda nada.
O que conta são os Índices de Desenvolvimento Humanos, o PIB, a estabilidade e a segurança, etc. Isso sim dá nome, prestígio, investimento, desenvolvimento. O resto são estrelitas.
Que diferença me faz que os norte-americanos não saibam onde é Portugal?
Também gosto muito dos nossos tête-à-tête. :)
então e o tenis de mesa?
Ping pong queres tu dizer. "Ténis de mesa" é um nome muito caro para a modalidade que é
Enviar um comentário
<< Home